Quando alguém tem diabetes, seu corpo não consegue manter níveis saudáveis de glicose no sangue. A glicose é uma forma de açúcar que é a principal fonte de energia para o nosso corpo. Um hormônio chamado insulina é essencial para a absorção de glicose pelo corpo. Em pessoas com diabetes, o corpo não produz insulina suficiente ou a insulina não funciona adequadamente.
Se o diabetes não for detectado ou não for controlado, ele pode causar sérias complicações de saúde de curto e longo prazo, aumentando a chance de problemas de saúde sexual e reprodutiva, incluindo
- Disfunção erétil
- Baixa testosterona
- Falta de libdo
- Ejaculação precoce
Estudos mostram que os homens com diabetes geralmente têm níveis reduzidos de testosterona, o que pode afetar seu desejo sexual.
Entretanto, o principal problema de saúde sexual que afeta os homens com diabetes é a incapacidade de obter ou manter uma ereção, conhecida como disfunção erétil.
Para que um homem consiga uma ereção, é necessário que haja um fluxo sanguíneo significativo para o pênis. Entretanto, o diabetes danifica os vasos sanguíneos, o que pode afetar o fluxo sanguíneo para o pênis.
O diabetes também pode causar danos aos nervos e dificultar a manutenção da ereção.
O diabetes tipo 2 geralmente ocorre junto com a obesidade ou o excesso de peso. Isso também pode aumentar o risco de disfunção erétil, assim como cirurgias anteriores na próstata ou na bexiga.
Clique aqui para saber mais sobre as formas específicas pelas quais o diabetes afeta os homens
Diabetes e a falta de libido
O desejo sexual ou libido é diferente para cada pessoa e flutua naturalmente ao longo de sua vida. Há quedas normais durante períodos de estresse e um declínio à medida que envelhecemos – apenas algumas das muitas razões pelas quais você pode não se sentir tão disposto. Se você perder o interesse por sexo sem motivo aparente e isso for uma preocupação para você e/ou seu parceiro, você pode estar com baixo desejo sexual.
Como o diabetes causa baixo desejo sexual?
O diabetes pode causar baixos níveis de testosterona, o que leva a um baixo desejo sexual. Além disso, outros problemas às vezes causados pelo diabetes, como a dificuldade de obter uma ereção, podem afetar seu interesse por sexo.
Como a baixa libido é tratada em homens com diabetes?
A melhor maneira de descobrir como lidar com o baixo desejo sexual é conversar com um médico, pois o melhor tratamento varia de pessoa para pessoa.
Se o médico achar que a libido está sendo afetada por outros problemas de saúde, o tratamento desses problemas será o primeiro passo. Aconselhamento, individual ou com seu parceiro, pode ser sugerido se fatores psicológicos ou de relacionamento puderem estar causando o baixo desejo sexual em homens.
O tratamento com testosterona pode ser eficaz para aumentar o libido em homens com níveis baixos de testosterona, mas não há evidências de que o tratamento com testosterona possa aumentar a libido em homens com níveis normais de testosterona.